top of page

Sobre a Aceitação
por Ernani Fornari​

 

Sempre que entramos em contato com alguma dificuldade ou fraqueza nossa através de alguém ou de alguma circunstância - que nós atraímos - normalmente o primeiro impulso do complexo mente racional/ego é: ou nos defendemos, negando e resistindo a entrar em contato (muitas vezes entrando na irritação e na revolta, geralmente imputando a culpa a alguém ou a alguma coisa) ou entramos na condição de vítimas culpadas, mergulhando na baixa auto-estima e no baixo-valor.



Aceite sua Sombra. Aceite a Sombra do outro. Não compare, apenas veja aonde a Sombra do outro faz ressonância com a sua própria Sombra, perceba a função do evento que foi co-atraído pelos dois, e tenha compaixão sem julgar.



Não veja mais sua Sombra como uma maldição, um castigo de Deus ou culpa dos seus pais ou sua. Veja sua Sombra como os obstáculos e exercícios necessários para seu crescimento, e que todos foram pré-contratados voluntariamente por você (mesmo que você não se lembre disso ...).



Sua Sombra é a “caixa preta” onde mora sua natureza mais animal e mais primitiva, onde moram seus defeitos, falhas e imperfeições humanas e também onde moram seus potenciais e talentos que ainda não estão sendo acessados e utilizados.



Aceite também os movimentos do Universo (a chamada “vontade de Deus”). Nem sempre as coisas são como desejamos ou pensamos que necessitamos, mas tudo sempre tem sua lógica maior, sua inteligência e funcionamento perfeitos. Tudo sempre acontece para cumprir uma função positiva no crescimento e na expansão da vida.



E é claro que aceitar não é sentar e esperar que o Universo faça tudo. Ao contrário de ser conformismo, passividade ou complacência, a aceitação é uma atitude ativa e ampla, de compreensão e entendimento da dinâmica da existência.

Veja o Universo como um sócio majoritário em sua “Empresa da Vida”, e que além de majoritário é mais qualificado do que você. Então não tente fazer ou querer controlar o trabalho do seu sócio.



A depressão é quando você desiste de fazer a sua parte e espera que seu sócio a faça por você.
A ansiedade é quando você quer fazer a parte do seu sócio.
A raiva é quando o sócio não fez o que você queria.




Mesmo o que às vezes parece tragédia ou desgraça, se visto numa perspectiva mais panorâmica e neutra (a perspectiva da função) percebe-se que tudo sempre está inserido em uma dinâmica evolutiva - coerente, consciente e inteligente - de causa e efeito, de ressonância e de sincronicidade.



O Tao Te King (o conceito maravilhoso do wu-wei : não resistir ao que é, viver consciente e relaxadamente no fluxo da Vida) e a Bhagavad Gita falam muito sobre a ciência da inação na ação e da ação na inação.



Desenvolva, treine a visão da Águia (Meditação é ótimo para isso) para poder ter uma perspectiva bem ampla e neutra da Vida, bem consciente dos seus movimentos e funções, e assim poder intensificar sua capacidade de aceitação inteligente.

2020.jpg

Terapeuta integrativa, sistêmica, xamânica, ayurvedica, fitoterapeuta e de cuidados femininos. Foi diretora do Espaço Samatva de Yoga e Ayurveda. É artista e criadora da Pachamamita linha de Bio Cosméticos Naturais.

Fernanda Vilela

  • Canal Youtube Fernanda Vilela . Terapias & Som
  • Instagram Fernanda Vilela Artes
  • Facebook Fernanda Vilela
  • Instagram Fernanda Vilela Terapias
  • Pinterest
bottom of page